O tabagismo aumenta substancialmente o risco de doenças, sobretudo cardiovasculares. Conjugado com outros factores de risco aumenta o risco global. Há evidências de que o tabaco aumenta os níveis do LDL - colesterol e acelera o aparecimento da aterosclerose.
O HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.
Um estudo efectuado nos Estados Unidos, envolvendo apenas mulheres, mostrou que comer peixe, mesmo em pequenas quantidades, pode reduzir de maneira significativa o risco de enfarte. Estes resultados foram relacionados com o facto do peixe ser abundante em ácidos do tipo Ômega 3, que reduzem o nível de gordura no sangue e evitam a formação de coágulos.
Não esqueça o pequeno-almoço, fundamental na sua manhã. Leite ou iogurte, de preferência magros, pão ou cereais e uma peça de fruta, constituem uma alimentação saudável.
Faça várias refeições por dia. Merendar a meio da manhã e da tarde, ajuda a controlar o apetite e evitar os “grandes” almoços e jantares.
O exercício físico é fundamental para o ajudar a queimar as gorduras em excesso e manter o corpo saudável. Mesmo que não pratique desporto, existem outras formas de exercício que se podem praticar no dia a dia.
Existe um peso ideal para cada pessoa, que se deve procurar manter. Isto consegue-se combinando o exercício regular com uma alimentação equilibrada saudável.
O consumo regular de peixe por parte dos mais novos melhora o seu desempenho escolar. Rico em proteínas, ferro iodo e ómega 3, o peixe é um alimento que ajuda ao desenvolvimento do cérebro das crianças protegendo-as também contra diversas inflamações.
O consumo de peixe gordo está relacionado com um menor risco de cancro dos rins nas mulheres, segundo os resultados extraídos de uma investigação realizada pelo Instituto Karolinska em Estocolmo (Suécia) durante mais de 15 anos.