Ananás
Para além de possuir virtudes curativas, tem-se revelado imprescindível para a saúde. Fonte rica em vitamina C e potássio, é pouco calórico, bastante digestivo e um bom diurético.
A sua polpa é macia, doce e perfumada. Pode ser consumido fresco ou em conserva e entra na preparação de bebidas, compotas musses e cremes.
Bróculos
De paladar agradável e textura suave, os brócolos combinam com a maior parte dos alimentos. Apresenta uma composição rica em vitamina A e C, betacaroteno, ácido fólico e fibra, são eficazes em tratamento de pele e no combate à anemia e ao stress. Ao consumir 100 g de brócolos cozidos, está a fornecer ao organismo mais de metade da dose diária recomendada de vitamina C.
Açafrão
Em pó, apresenta uma tonalidade amarela forte e possui um paladar intenso e um aroma forte. Basta um pouco, dissolvido na água ou no caldo, para condimentar e colorir qualquer receita. É geralmente mais usado em arroz e peixe, especialmente com molhos cremosos e frutos do mar. É rico em cálcio, ferro, fósforo e vitamina B e C.
Caril
O caril é uma mistura de várias especiarias moídas, nomeadamente de curcuma, gengibre, pimenta, coentros em grão, cominhos, malagueta, cardomomo, canela e mostarda. Apresenta uma coloração amarela-escura e um sabor ligeiramente picante. Com esta especiaria pode temperar aves, peixes, mariscos, molhos, pratos de ovos, legumes, arroz e massas, atribuindo-lhes um toque exótico.
Tem propriedades antibacterianas, podendo ser usado directamente sobre as feridas.
Canela
Oriunda do Sri-lanka, a canela presta-se a diversas aplicações, entre as quais em pratos doces, salgados e bebidas quentes. Pode ser utilizada em pau ou em pó.
Entre os vários benefícios, destacamos a sua riqueza em cálcio, substâncias tónicas e é diurética, adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, digestiva e estimulante do sistema nervoso.
Azeite
O azeite deve fazer parte de todas as refeições, por ter um papel importante no desenvolvimento ósseo; porque funciona como factor preventivo de doenças cardiovasculares; e também melhora o sabor dos alimentos, facilitando o consumo de vegetais.
Batata
A batata é um legume com baixo valor calórico: apenas 85 calorias em 100 g de batata cozida, rico em vitaminas, sais minerais e fibras, fonte de açúcares lentos. Essenciais para fornecer energia ao nosso organismo.
Espinafres
Ricos em vitaminas, cálcio, fósforo e enxofre, são importantes para acelerar a reposição de sangue após operações, assim como hemorragias internas. Por conterem vitamina A em quantidades consideráveis, protegem a pele e as mucosas. Muito eficazes no combate às cataratas, bem como outros problemas visuais. Ricos em Vitamina A, Ácido Fólico, Potássio, Caroteno e Luteína.
Soja
Os produtos de soja ajudam a combater a tuberculose, esgotamentos e estados de anemia.
Chá Verde
É um estimulante suave e antienvelhecimento. Contém Quercetina, que reduz o risco de cancro e doenças cardíacas. Muito rico em substancias antioxidantes
Couves
Possui Vitamina E, Betacaroteno, Fibras, Ácido Fólico, Tiamina e compostos que podem auxiliar na protecção contra o cancro.
Nóz
Para além de muito energética, ajuda a retardar o envelhecimento e protege o coração. As nozes são pequenas cápsulas naturais de Ácidos Gordos essenciais, como o Ómega-3, com propriedades antioxidantes.
Pão Integral
Conjuga dois minerais antioxidantes necessários ao nosso organismo, Selénio e Magnésio. Importante fonte de fibras que ajudam a limpar o intestino de substancias tóxicas, ao mesmo tempo que combatem a obstipação.
Uvas
A sua pele é rica em fibras, é diurética e desintoxicante. Contém todas as vitaminas do grupo B, excepto a B12, vitamina C e Magnésio. Possuem cerca de 20 antioxidantes diferentes. As uvas pretas ou rosadas têm um elevado teor de Bioflavonóides favorecendo a protecção do organismo do cancro e de doenças cardíacas.
Citrinos
Não há dúvidas que a rainha é a laranja. Mas toda a família é rica em Vitamina C, essencial para a pele, ao mesmo tempo que protege o organismo de infecções bacterianas. Contém Tiamina, Ácido Fólico e Pectina.