Para que a areia contida no interior das amêijoas saia por completo, mergulhe-as de véspera num pouco de água (sem cobrir) com sal. Polvilhe ainda com farinha e reserve até ao dia seguinte.
Sempre que precisar de desfiar bacalhau depois de cozido, tire-lhe as espinhas e as peles e ponha-o num pano grosso. De seguida, esfregue bem o bacalhau, sempre dentro do pano, e passado algum tempo verá que este ficou em finos fios, separados uns dos outros.
Para cozer camarão, deverá proceder-se do seguinte modo:
- Pôr água ao lume numa panela grande com bastante sal e piripiri (se gostar)
Para conservar um ramo de salsa por muito tempo, corte-a em pedaços finos, meta-os numa taça de plástico e, de seguida, no congelador. Verá que se conserva por bastante tempo, sem melar e sempre com o cheirinho da salsa.
Enzimas produzidas pelo organismo para neutralizar os radicais livres. Reforce as suas defesas naturais, ingerindo alimentos mais ricos.
Para que a gordura não salpique quando se fritam ovos, é só juntar um pouco de farinha ao azeite.
Para conservar durante até seis meses camarões inteiros frescos, divida-os em quantidades a serem utilizadas numa refeição, coloque-as em recipientes plásticos cobrindo-os com água, tape e leve ao congelador. Ao serem descongelados os camarões estarão como se fossem pescados no dia.
Ananás
Para além de possuir virtudes curativas, tem-se revelado imprescindível para a saúde. Fonte rica em vitamina C e potássio, é pouco calórico, bastante digestivo e um bom diurético.
A sua polpa é macia, doce e perfumada. Pode ser consumido fresco ou em conserva e entra na preparação de bebidas, compotas musses e cremes.
Com arroz ou com massa, na cataplana, ao natural, de cebolada, de fricassé, salteadas ou à Bulhão Pato, as amêijoas são um petisco muito apreciado nos dias quentes de Verão.